Com um som de guitarra distinto e as letras satíricas (Muitas delas a respeito de lugares e eventos de sua terra natal, o Texas) a banda provavelmente se destaca pelo seu visual diferente. Gibbons e Hill sempre são fotografados com óculos escuros, utilizando sobre-tudo e barbas gigantescas, o que torna esta combinação sua marca registrada. Frank Beard (Beard significa barba, em inglês), ironicamente não tem barba. Em 1984, a empresa Gillette ofereceu a Gibbons e Hill 1 milhão de dólares, para que eles aparecessem sem barbas em um comercial mas eles recusaram. Na época de George W. Bush como governador do estado do Texas, criou o dia do ZZ Top.
O ZZ Top surgiu em 1969, no Texas. A formação veio da banda The Moving Sidewalks, formada por Billy Gibbons (guitarra), Lanier Greig (baixo) e Dan Mitchell (bateria). Lanier Greig foi demitido e em seu lugar entra Bill Ethridge. O próximo a sair foi Dan Mitchell, substituído por Frank Beard que veio da banda American Blues. E pouco tempo depois Bill Ethridge saiu e entrou Dusty Hill que também veio da banda American Blues.
Com esta formação que dura até hoje, em Janeiro de 1971, o ZZ Top lançou o primeiro álbum, ZZ Top’s First Album basicamente blues.
Em Abril de 1972, sai o segundo álbum, Rio Grande Mud que trouxe o primeiro hit da banda, a música “Francine”, e também destaque para a “Chevrolet”.
Toda a excelência do ZZ Top está no álbum que é o clássico do trio, Tres Hombres, destaque para as faixas, “La Grange”, “Beer Drinkers & Hell Raisers” e “Hot, Blue & Righteous”, lançado em Julho de 1973. É com ele que a banda conquista seu primeiro disco de platina.
Em Abril de 1975 lançou Fandango! um álbum metade ao vivo e metade de estúdio, vendendo sem muito esforço um milhão de cópias.
O quinto álbum Tejas é lançado em Fevereiro de 1977, mas não consegue manter o nível dos discos anteriores e decide parar por um tempo.
Durante as férias, Gibbons e Hill deixaram crescer espantosamente suas barbas, e em Agosto de 1979, Lançam Degüello, com uma versão de “Dust My Broom” de Elmore James e “I Thank You” de Isaac Hayes, considerado um dos melhores álbuns da banda.
Dois anos depois com a chegada dos anos 80, sai El Loco com um som diferente, usando a tecnologia que se tornaria característica do ZZ Top. Logo depois, saiu um dos álbuns mais vendidos da história do Rock e o mais bem sucedido da carreira do trio, lançado em Março de 1983, Eliminator vendendo mais de 11 milhões de cópias só nos Estados Unidos naquela época, destaque para os hits, “Gimme All Your Lovin”, “Sharp Dressed Man” e “Legs”.
Em 28 de Outubro de 1985 foi lançado Afterburner não vendeu quanto o antecessor mas teve sucesso.
Em seguida, a banda decide tirar férias novamente, voltando em Março de 1990 com Recycler, que teve sucesso no velho continente, principalmente na Inglaterra. Em 1992 foi lançado uma coletânea com os maiores sucessos, Greatest Hits e conseguem um contrato com a RCA.
Com a nova gravadora, lança o álbum que promoveu uma volta às raízes, Antenna lançado em Janeiro de 1994, e em 1996 saiu Rhythmeen mais pesado que os antecessores. Três anos depois, é lançado o álbum justamente para comemorar o 30º aniversário da banda, XXX.
Em Abril de 2003, foi lançado o último álbum de estúdio dos texanos, Mescalero.
No mesmo ano, em Outubro é lançado a coletânea Chrome, Smoke & BBQ. E em Junho de 2004, sai outra coletânea, Rancho Texicano: The Very Best of ZZ Top.
Em 24 de Junho de 2008, foi lançado o primeiro DVD ao vivo do ZZ Top: Live From Texas gravado em 1 de Novembro de 2007 no Nokia Theatre na cidade de Dallas. E no mesmo ano, é lançado o CD Live From Texas do mesmo DVD.
Em 15 de Outubro de 2009 foi lançado um segundo DVD duplo ao vivo do ZZ Top: Double Down Live 1980-2008, o primeiro disco trás o show gravado no Grugahalle, em Essen, Alemanha para o programa de TV Rockpalast em 1980. O segundo disco trás shows durante a turnê européia em 2008, com apresentações e entrevistas de bastidores.
0 comentários:
Postar um comentário