quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Set-Up de David Gilmour (dos discos The Divison Bell & P-U-L-S-E)



Navegando na Net ontem, encontrei um site muito bom, o Gilmourish, que contém o Gear de David Gilmour do Pink Floyd disco por disco, contando ainda com as regulagens que ele usou nas músicas, e outros artigos bem interessantes.

Pois bem. Resolvi postar os Set-Up's usados por ele com o passar dos anos gradativamente aqui, e para começar vou falar de dois marcos na carreira do Floyd, o disco The Divison Bell (último trabalho de estúdio da banda) e o ao vivo P-U-L-S-E, com um show da turnê do disco. Escolhi-os não só pela importância histórica deles, mas também pelo fato desse set ser o mais completo em termos de imagens.

Então vamos lá, espero que gostem!

Efeitos

Pete Cornish custom pedal board/ recording sessions 1993-94

-Esse Pedalboard foi feito originalmente para o backup de rig de 1987-89 e foi depois usado por Phil Manzanera em 2006.
  • MXR Dynacomp
  • Pete Cornish SS-2
  • Electro Harmonix Big Muff (1973 “Ram’s Head”)
  • Electro Harmonix Electric Mistress
  • Boss CE-2 Chrous
  • Boss DD-2 Delay

Efeitos adicionais para as sessões de gravação de 1993-94
- seen as single stompboxes during the sessions.
  • Boss CS-2
  • Sovtek Big Muff (“Civil War”)
  • ProCo RAT II
  • Chandler Tube Driver
  • Pete Cornish Soft Sustain (“SS-1″)
  • Univox Uni-Vibe
  • Demeter Tremulator
  • Digitech Whammy pedal
  • Heil Talk Box (Keep Talking recording sessions)
  • Zoom multi effect (Keep Talking recording sessions)
  • E-Bow

Nota: David Gilmour utilizou também os pedais Cornish e os outros separados para as sessões, para ocasionar uma perda mínima de sinal, e também por que seu Pedalboard não incluía os efeitos que ele queria usar.

David, Rick, Nick e Bob Ezrin durante uma jam session anterior à gravação do Divison Bell (álbum de 1993). David está usando sua Red Strat com vários pedais ao seu lado, conectados em um Fender Bassman e um Hiwatt SA212

Stompboxes, tour 1994

Todos os efeitos são controlados pelo Bob Bradshaw midi pedalboard.


1. Boss CS-2 compressor
2. ProCo RAT II
3. Pete Cornish P-2 (labeled “Big Muff”)
4. Boss GE-7 graphic EQ (for RAT)
5. MXR Dynacomp (script logo)
6. Ibanez CP-9 compressor
7. Boss MZ-2 Digital Metalizer
8. Chandler Tube Driver

1. Pete Cornish Soft Sustain
2. Sovtek Big Muff (“Civil War”)
3. Chandler Tube Driver
4. Boss GE-7 graphic EQ (treble & bass boost)
5. Boss GE-7 graphic EQ (bass boost)
6. Boss GE-7 graphic EQ (mid boost)

Jim Dunlop/Heil Talk Box



Fluxo do sinal:

Boss CS-2/ MXR Dynacomp/ Ibanez CP-9/ Digitech Whammy/ Boss MZ-2/

Pete Cornish P-2/ Tube Driver #1 (clean boost)/ RAT with Boss GE-7/

Pete Cornish SS-2 with Boss GE-7/ Sovtek Big Muff/ Tube Driver #2 (overdrive)/- into rack #1


Rack's



rack 1 (right) – foto acima
1. Furman PL-8 power conditioner and light controller
- used only for lighting the rack
2. TC Electronics TC-2290 Digital Delay
- main delay unit
3. Uni-Vibe (modified for rack)
4. DigiTech ISP-33B Super Harmony pitch shifter
- controlled with a customized Ernie Ball pedal
5. Lexicon PCM-70 digital effects processor
- multi tap delay for Binson effects
6. MXR Digital Delay System II
(ventilation grill)
7. Phil Taylor rack unit with customized effects (left to right)
- Electro Harmonix Electric Mistress
- Boss CE2 chorus (labeled mono chorus)
- Demeter Tremulator tremolo
- Boss CE2 chorus (labeled left chorus)
8. Dynacord CLS-222 Leslie simulator
(ventilation grill)
9. Samson UR-5 UHF Dual wireless reciever
10. Peterson R450 Strobe tuner



rack 2 (left)
Furman PL-8 power conditioner and light controller
- used only for lighting the rack
Pete Cornish routing system
Pete Cornish Acoustic Preamp with D.I.
?
Alembic F-2B tube preamp
Peterson R450 Strobe tuner
EMO Power Distribution System



Uma ilustração gráfica do Pete Cornish switching system.


Um olhar mais profundo


Fatos gerais dos efeitos:
  • Pete Cornish modificou a maioria dos efeitos de David para eles possuírem o nível correto de impedância correspondente. Ele também incluiu várias funcionalidades personalizadas para melhorar o tom e a usabilidade, - como alterar capacitores para alta temperatura, baixo escapamento, tipos de transistores e mudança e as resistências aos tipos de baixo ruído.
  • Todos os efeitos têm fontes de alimentação independentes especialmente desenvolvidas para evitar interferências.
  • Os Boss GE-7 EQ são modificados por Cornish para dar uma resposta mais plana em "0" e um sinal melhor no geral.
  • O volume de Ernie Ball pedal é modificado com uma potência de 10k para reduzir a alta perda de sinal.
  • O Cornish Soft Sustain é uma versão antiga do atual SS-2, incluindo um GE-7 Boss EQ com as barras de controle da caixa. Esse recurso nunca foi utilizado.




Guitarras & Amplificadores



Album recording sessions
Guitars

Fender Stratocaster
- 1983 ‘57 reissue, candy apple red alder body with white pickguard, maple neck, EMG-SA active pickups (with EMG-EXG expander and SPC midrange presence controls) and shortened tremolo arm.
Gibson Les Paul Goldtop- 1955 model with Gibson P-90 pickups.
Gibson J-200 Celebrity acoustic steel string guitar
Taylor acoustic nylon string guitar
Amps and speakers
Fender 1959 Bassman 50W reissue combo- 4x 10″ Eminence Blue Alnico speakers and 2×6L6, 3×12AX7 and 5AR4 (Rectifier) tubes.
Hiwatt 1970’s SA212 50W combo- 2x 12″ Fane Crescendo speakers and 2xEL34 and 4×12AX7 tubes. Modified to allow a normal and brilliant input combination.
Maestro Rover rotating speaker

Nota: Apesar de não ser documentado David pode ter usado seu Hiwatt DR103 cabos WEM para as sessões de algumas das canções.


Guitars


Guitars



Live performances


Guitars


Fender Stratocaster
- 1983 ‘57 reissue, candy apple red alder body with white pickguard, maple neck, EMG-SA active pickups (with EMG-EXG expander and SPC midrange presence controls) and shortened tremolo arm.
Fender Stratocaster (spare)
- 1983 ‘57 reissue, candy apple red alder body with white pickguard, maple neck, EMG-SA active pickups (with EMG-EXG expander and SPC midrange presence controls) and shortened tremolo arm.
Fender Stratocaster (spare)
- 1983 ‘57 reissue, blonde alder body with white pickguard, maple neck, EMG-SA active pickups (with EMG-EXG expander and SPC midrange presence controls) and shortened tremolo arm. – brought on as a spare and never seen used.
Fender Telecaster
- 1952 reissue, butterscotch blonde ash body, black pickguard and maple neck. D drop tuning for Run Like Hell.
Fender Telecaster
- 1952 reissue, butterscotch blonde ash body, black pickguard and maple neck. Regular tuning for Astronomy Domine.
Jedson lap steel (red)
- Fitted with a EMG-H pickup. Open Em chord tuning (E B E G B E) for One of These Days and High Hopes.
Fender Deluxe lap steel (blonde)
- Blonde, stock pickups. Open G chord tuning (D G D G B E) for Great Gig in The Sky (replacing the blonde Jedson).
Gibson J-200 Celebrity acoustic steel string guitar
- EMG and Crown picups with separate outputs.
Gibson J-200 Celebrity acoustic steel string guitar
- EMG and Crown picups with separate outputs. D A D G A D tuning for Poles Apart.
Gibson Chet Atkins Electro Classical nylon string guitar
- High Hopes.


Amps and speakers


Hiwatt DR103 All Purpose 100W heads
- With Mullard 4xEL34’s power tubes and 4xECC83’s pre-amp tubes and modified by Cornish to just use the power amp stage (master volume and presence controls) and for linked normal and brilliance inputs. One amp is dry and the other has a Boss CE-2 chorus signal. The third head is a spare.
3 Hiwatt STA-100 Slaves amp heads
- With Mullard tubes. These amps had no preamp stage. One was powering the Hail Talk Box with a dummy load, and the other two powered the Doppola rotating speakers.
Alembic F-2B tube preamp
- Main preamp for the rig.
2 WEM Super Starfinder 200 cabinets
- with 4×12” Fane Crescendo speakers.
2 Marshall JCM 800 400w cabinets
- with 4×12” Celestion G12M speakers.
2 Doppola rotating speakers
- with 2 6″ 100W speakers in each.
GHS Boomers strings 0.10-0.48 for Strats
Ernie Ball Earthwound Lights strings for acustics




Guitars


Um olhar mais profundo


Alembic tube preamp
Esse preamp foi adicionado ao Rig de David durante os ensaios do verão de 74 para um final mais "gordo" e equilibrado.


Leslies, Rovers and Doppolas
Leslies sempre foram parte integrante do som de Gilmour tanto em estúdio quanto ao vivo.

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