sábado, 17 de março de 2012

Pq a Yamaha é a Yamaha.....

Quem é que nunca ouviu falar da famosa marca Japonesa de instrumentos músicais, chamada Yamaha? Famosa também por fazer ótimos pianos, teclados, baixos e guitarras a Yamaha é hoje, uma das maiores referências no nosso instrumento!

Muitos afirmam que a Yamaha é a marca mais famosa do mundo...
Podemos dizer que , enquanto marcas como a Ludwig marcaram os anos 70' , a Yamaha marcou definitivamente os anos 80' e 90'.
O início
Vamos voltar agora ao ano de 1967. Na época em que marcas como Ludwig e Slingerland eram ''as bateras do momento", no Japão, em Hamamatsu começaram a ser produzidos os primeiros kits da Yamaha: os modelos D20 e D30. Parecia impossivel conseguir um bom status com marcas como a Rogers(que hoje é da Yamaha) , que ja tinham um ótimo publico(e vários endorsees), pórem, ambos os modelos conseguiram uma ótima aceitação, e não demoraria muito para vim seu primeiro endroser...
O Primeiro de muitos...
No ano de 1972, a banda de Miles Davis estava em tour no Japão, e foi lá que o batera Al Foster, conheceu, e se tornou o primeiro endorser da marca. De acordo com muitos, incluindo a própria empresa, foi a partir deste momento em que a Yamaha passou a estar entre as primeiras marcas do mundo! Foster foi o primeiro de muitos outros gênios que viriam(que falarei daqui a pouco.
Mais para frente na história da Yamaha temos muitas outras novidades, como o System Drum em 75, e em 76 a batera mais famosa da marca, a YD9000(Recording Custom),uma das primeiras bateras não Top da marca como a Tour Custom e posteriormente a Rock Tour e muitas outras coisas muito importantes para a história da música.
Séries de Bateras(atuais):
Vamos começar de baixo:
Gigmaker
Hoje, a batera mais simples da Yamaha é a Gigmaker... feita em Basswood essa batera é voltada pra galera que está realmente começando, mas que oferece toda a qualidade e renome da Yamaha a um preço mais justo.
Stage Custom
Provavelmente a melhor batera de Birch da categoria, essa batera tem um som lindo! Inspirada originalmente na Recording Custom, essa batera ofereçe muitos recursos utilizados nas bateras tops entre eles o sistema de suspenção YESS, o modo do acabamento e outros detalhes. As ferragens também são muito boas!
Resumindo, uma ótima batera que passa a real emoção de tocar em uma Yamaha, que só quem tocou ja teve.
Tour Custom
Feita em Maple, essabatera semi-profissional ofereçe caracteristicas vintage, ela conta também com o sistema Air Seal, é uma batera MUITO bacana, uma das melhores da categoria. Apesar do preço dela ser um pouco maior, eu diria que o investimento vale a pena... essa batera, além de um puta som, conta com acabamento muito legais!
Rock Tour
Apesar de ja ter visto alguns bateras profissionais usando essa batera, eu diria que ela é uma batera Semi-profissional de luxo rs. Ela conta com cascos feito de Mogno e Ash, com um som bem gravão, é uma ótima opção pra quem caí na estrada haha, e ótima para situações em estúdio também.
Agora, deixado as bateras mais simples, entram as bateras TOP
de linha!
Club Custom
A mais nova série da Yamaha, a Club Custom ofereçe cascos feitos em Kapur(madeira Japonesa) e acabamento lindos, feitos a mão e extremamentes vintage!
Feita junto com o grande batera Steve Jordan, essa batera com propostas ousadas é ideal para estilos mais leves como Jazz e Rock dos anos 50' e 60'.
Oak Custom
Como o próprio nome ja diz, essa batera é feita de Oak, e tem um som bem bacana e característico da marca. Muitos bateras legais usam ela, e dizem que ela é ideal para gravações. Tem um som bem marcante, e, apesar de nunca ter tocado em uma , sei da qualidade do instrumento.
Absolute(maple e birch)
Digamos que é essa é uma série Custom. Uma de suas propostas e a versatilidade e musicalidade, sendo esses, um dos motivos delas serem as bateras mais usadas da Yamaha. Com dezenas de acabamentos e opções diferentes esse modelo atende as necessidades de todos, principalmente os modelos em Birch, que tem um som extremamente lindo!
Recording Custom
Na minha opinião essa é A batera! O som da Yamaha se define nesse modelo em birch, que sem dúvida alguma marcou uma época! Nos anos 80' essa batera foi MUITO utilizada principalmente em gravações e continua sendo, até hoje, o sonho de qualquer estúdio!
E , esse ano, completa 45 anos sendo a linha mais antiga am produção da Yamaha, que lançou esse ano um modelo límitado com acabamntos lindos e inéditos!
PHX
O modelo mais ''top" da marca. Com uma proposta inovadora com uma mistura de madeiras(entre elas o Kapur, o Ash, o Maple e o Jatoba) ofereçe um som bem bacana e exótico. Apesar do preço absurdo, ela é uma batera extremamente refinada e músical!
Caixas:
Metal:
A Yamaha produz diversas caixas de metal em medidas variádas e materiais variádos, entre eles Cooper, Steel, Brass e Aluminium.
Madeira:
Existem muitas caixas da Yamaha, entre elas as Loud Serie(Oak), Vintage Serie(Maple) e Sensitive Serie(maple), cada uma para uma finalidade diferentes, que vão do Rock ao Jazz.
Existem também as caixas de cada modelo de batera, mas essas não citarei, pois possuem as mesmas características dos kits em sí.
Signature Snares e Artistas Yamaha
Existem diversos modelos signatures de caixa, devido talvez ao grande número de endorserses da Yamaha... aqui vão eles:
Akira Jimbo:
Mike Bordin:
Elvin Jones:
Manu Katche:
Steve Jordan:
Roy Haynes:
Dave Weckl:
Paul Leim:
Steve Gadd:
David Garibaldi:
Anton Fig:
Ndugu Chancler:
Jimmy Chamberlin:
Billy Cobham:
Sonny Emory:
Além desses ainda há muitos bons bateras, entre eles, o MESTRE Larry Mullen Jr!
Madeiras:
A Yamaha trabalha com diferentes tipo de madeira... aqui vai a lista:
Kapur
Maple
Birch
Beech
Jatoba
Ash
Mogno(asiático)
Oak
Basswood
Além do som, a Yamaha tem a tradicão e o renome e os lindos acabamentos(mais belos que ja ví), que provavelmente , te convencerão da qualidade e do refinamento deste instrumento.
Bom galera, é isso aí, tive que fazer isso meio correndo, mas no final de semana edito e complemento tudo... me desculpem se esqueci algo...
E por fim, gostaria de dizer, que isso é meio que uma homenagem, a melhor marca de tambores do mundo!
Abcs!

0 comentários:

Postar um comentário