sexta-feira, 22 de abril de 2011

"Sexo, Livros e Rock’n’Roll."


Coppola, Scorsese, Lucas, Spielberg, Hopper, Bogdanovich, Altman - se você já ouviu falar desses diretores, não pode deixar de ter o livro de Peter Biskind na estante, que foi lançado em 1998, mas que só chegou ao Brasil em 2009.

Como A Geração Sexo-Drogas-E-Rock'n'Roll Salvou Hollywood, conta a história da antiga Hollywood e da Nova Hollywood, com a explosão da nova geração de cineastas. O livro começa com a decadente Hollywood, no final de 1960, com filmes que ninguém queria ver,e ignorados por estúdios da Warner e Paramount.Diretores como Alfred Hitchcock e John Ford não estavam dirigindo filmes com tanta freqüência e genialidade.Com isso,eis que surge os novos diretores, tido para os estúdios como rebeldes,Francis Coppola,Warren Beatty,Stanley Kubrick,Dennis Hopper,Mike Nichols,Woody Allen,Bob Fosse,Robert Benton,Arthur Penn,John Cassavetes,Alan Pakula,Paul Mazursky,Bob Rafelson,Hal Ashby,William Friedkin,Robert Altman,Richard Lester, Martin Scorsese, Steven Spielberg,George Lucas, John Milius,Paul Scharder,Brian De Palma e Terrence Malick – esse sete últimos,seria a Segunda Geração,nascidos após a Segunda Guerra Mundial,os chamados moleques do cinema.

Em 1967, surgiria Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas que teria sido ignorada pela Warner, e com isso Warrer Beatty teria dito que seus roteiros eram ‘’bombas’’, isso fez com que a Warner o expusasse do estúdio aos berros de ‘’Você nunca mais vai trabalhar nesta cidade’’ ou algo relacionado. Nesse mesmo ano, surgiu também A Primeira Noite de Um Homem, 2001: Uma Odisséia no Espaço e O Bebê de Rosemary. No ano seguinte, Meu Ódio Será Tua Herança, Perdidos da Noite e Sem Destino.Em 1969, M*A*S*H e Cada um Vive Como Quer. Em 1970, Operação França, Ânsia de Amor e A Última Sessão de Cinema.Quando os Homens são Homens em 1971, e O Poderoso Chefão em 1972.

Outros filmes, feitos pela Nova Hollywood - assim chamada pela imprensa, que incluí obras além dos títulos mencionados acima, A Última Missão; Nashville;Faces;Shampoo;Laranja Mecânica;Reds;Lua de Papel;O Exorcista;O Poderoso Chefão – Parte II;Caminhos Perigosos;Terra de Ninguém;A Conversação;Taxi Driver;Touro Indomável;Apocalypse Now;Tubarão; Cabaret; Klute – O Passado Condena;Loucuras de Verão;Cinzas no Paraíso;Vivendo na Corda Bamba;All That Jazz – O Show Deve Continuar;Noivo Neurótico,Noiva Nervosa;Manhattan;Carrie,a Estranha;Todos os Homens do Presidente;Amargo Regresso e Star Wars.

O livro, além de contar as histórias dos cineastas e dos filmes, conta também as fofocas dos bastidores e o que rolou por trás das gravações. Entrevistas de diretores,produtores, estrelas, agentes, roteiristas, executivos dos estúdios, esposas, ex-esposas e namoradas são incluídos também. Pra quem é cinéfilo ou quer se apronfudar no cinema, não pode deixar de lê-lo. A tradução é feita por Ana Maria Bahiana.O livro é publicado pela editora Intrínseca,e conta com duas capas: a laranja e a azul.

O vídeo abaixo, é o trailer de Easy Rider (Sem Destino em português) de 1969,que leva o nome na capa do livro.


0 comentários:

Postar um comentário